
Para quem não conhece, Phil Harris é um dos capitães do programa "Deadliest Catch" no Discovery, o tal da pesca ao caranguejo no árctico, à costa do Alaska.
Phil Harris não tem nada para ser uma celebridade. Não é um actor, não é rico, não é lutador de direitos humanos, não é filantropo, não é político, em suma não tem nenhuma influência em particular no mundo em que vivemos nem na sociedade em geral.
Mas aparece na televisão.
É um entre muitos (6 ou 7 ou lá o que é) dos capitães dos tais barcos, portanto nem se pode dizer que é o principal.
Mas talvez seja esse o problema.
Com tanto programa estúpido à laia de Jersey Shore, The Hills, John & Kate e mais um monte de merda que por aí aparece, estamos habituados a celebridades de um certo... calibre. Ou talvez de uma certa falta de calibre.
Em Fevereiro passado morreu Phil Harris.
A pedido do próprio os seus momentos fatais foram gravados e passaram na televisão recentemente, na dita série.
Quase desde o princípio que esta série se centrou na relação entre pescadores, a maioria deles família, na dureza da vida no mar, nos perigos que enfrentam e por aí em diante. Phil achou que era um passo importante para a história, que a sua morte deveria ser mostrada como mais um capítulo naquela saga.
Até certo modo percebo.
O que me custa a perceber é a reacção do público em geral.
Só agora que o programa passou na TV quase 6 meses depois é que se estão a fazer manifestações(salvo seja), mensagem de apoio, pêsames em geral à família e afins...
Estamos assim tão desligados da realidade? Estamos assim tão agarrados à televisão que só sofremos quando ela nos diz para sofrer? Que só sabemos deste tipo de coisa 5 meses depois?
E para além disse, o que é que Phil tinha de tão especial que mereça todo este alarido? Não é nada contra o homem em particular mas...
É por ser pescador num barco de caranguejo?
No primeiro ou segundo ano da série afundou o FV Big Valley morrendo 5 pessoas e não se fez nem metade deste esterco na altura.
Quer dizer, embora seja verdade que é um trabalho arriscado eles pescam um tipo de caranguejo que é caro ao ponto de ser considerado um artigo de luxo... mais de metade dos americanos não têm carteira para estas coisas.
Trabalhar nas minas de ouro e diamantes também é bastante arriscado e não se vê nem metade deste filme quando há um acidente numa mina.
Somos mesmo assim tão ovelhas que só choramos quando nos dizem para chorar?