
Se é bem verdade que a hipocrisia me chateia, é ainda mais a ideia de que "não se fala mal dos mortos".
Li outro dia qualquer coisa a falar bem das pirâmides do Egipto, construções fantásticas e bla bla bla e lembrei-me desta... nem sei bem porquê.
Porque será que toda a gente se esquece que as ditas pirâmides foram construídas à base de trabalho escravo?
Quer dizer, os putos na china a fazer brinquedos e sapatilhas não pode ser, mas os putos no Egipto a acartar pedra não há problema? Decidam-se de uma vez, ou a escravatura é boa ou é má!
Isso é como a história dos diamantes de sangue... se tem uma má raiz, deveria ser ignorado por completo!
Ao longo do tempo as pessoas esquecem do mal, tanto de indivíduos como de culturas.
Hoje em dia quando se fala de Ghengis Khan, fala-se da união das culturas, da elevada diplomacia, dos muitos direitos das mulheres (até tinham mais que hoje em dia) e parece que se esquecem das hordas a cavalo que pilhavam, queimavam, violavam e outros -avam que agora não me lembro.
E os romanos a mesma coisa... estradas, cultura, esgotos, medicina... e as guerras? E os escravos? E os cristãos atirados aos leões?
E o contrário também acontece! Há pessoas que são completamente demonizadas e até não eram assim tão maus!
Se se perguntar quem era o Príncipe João, as pessoas lembram-se do mau da fita do Robin dos Bosques...
Mas o homem até que não era mau rei, ele era só incompetente! O irmão agarra a maioria do exército e vai para o outro lado da Europa partir focinhos a mouros, matar tudo e todos que lhe aparecessem à frente, deixando o país na merda e à beira de uma guerra com a França, mas o irmão é que é o papão?
Ou o rei Eduardo! O gajo do Braveheart... A única razão que ele se foi meter na Escócia foi porque os próprios escoceses pediram! E o homem não era nenhum bronco... ele basicamente escreveu a primeira constituição inglesa, criou leis que permitissem o bom governo do país durante séculos, muitas delas ainda em existência, bem como sistema de financiamento para que as pessoas não caíssem em dívida e muito muito mais!
E temos ainda outra vertente... o deificar de pessoas que pura e simplesmente não merecem.
Quem é que se lembra da Joana de Arc? Então uma esquizofrénica com alucinações que julga que fala com Deus leva uns quantos franceses à vitória e de repente é o melhor que aconteceu no mundo desde a invenção da pólvora? Mas isto andava tudo estúpido ou quê? Se eu andasse a dizer que falo com Cristo e que ele quer que nós capturemos a base das lajes, era logo internado de certeza!
E quem é que viu O Patriota? A personagem de Mel Gibson é baseada em Francis Marion, o "raposa dos pântanos", que era famoso por caçar índios por desporto, violar escravas, assaltar e pilhar carruagens e acampamentos ingleses e mais um sem-fim de atrocidades! E isto é que é um grande herói?
É verdade que noções como atrocidade, violência, racismo e outras que tais devem ser sempre vistas em referência ao meio que aconteceram, mas acho que há crimes intemporais que não deveriam ser tão facilmente esquecidos.