DDoS

Divagações, Diatribes e outros Semelhantes

terça-feira, 14 de julho de 2009

Dragonball Evolution

Dragãobolas ZézézéJá vi e tenho que admitir que gostei.

Ao contrários dos fãs "Die Hard" da série e ao contrário de todas as péssimas críticas na internet, achei que o filme não estava nada mau.

Há uma coisa que tem que se dizer logo ao princípio.
O filme não é Dragonball.
Que fique bem percebido.

Acho que a aproximação à história é uma de pessoas que se lembram que isto foi um grande sucesso, que viram dois ou três episódios (o suficiente pra perceber o que é que se estava a passar) e que até acharam piada, mas não é pra perder a vida agarrado à televisão.

O filme cumpre o seu propósito. Não é uma tradução literal da manga para o cinema mas sim uma reimaginação da série, baseada nas mesmas ideias. Isto percebe-se principalmente nos "winks" à serie original, como a personalidade do Roshi (que em português era o Tartaruga Genial) ou o cabelo imutável do Goku. Ou as pausas na imagem, a simular o "desaparece aqui aparece ali" que era uma das mrcas da série.

O filme não se dá ao trabalho de explicar muita da fantasia/tecnologia do mundo mas também não é preciso... há umas referências aqui e ali a se passar num futuro distante (o Goku tem no seu quarto um poster de um jogo à la FIFA, chama-se Champions 3010) e parece-me suficiente.
"É futuro, eles são mais avançados"

As personagens são completas, embora muita vez não sejam fiéis. A Mai por exemplo, aparece na Manga ligada ao Exército Vermelho, e é uma completa totó. No filme é uma assassina toda XPTO que faz uns feitiços malucos e voa e o caraças.
Mas pelo menos está lá! Pelo menos aparece!

Adorei a transformação do Goku de uma criancinha estúpida das freguesias para uma personagem multi-dimensional. Um dos graves problemas da manga era mesmo essa, ele era demasiado previsível.
Tive pena de não aparecer o Krillin, o humano mais forte de todos os tempos, mas também, na manga ele esteve quase sempre morto neste ponto da história.

Vale a pena ver, nem que seja pra dar umas gargalhadas. É no fundo um filme de acção, não é uma comédia, mas consegue ter a sua piada.

E por último, deixo uma mensagem muito importante para todos os que falam mal do filme.

Este filme foi feito para apresentar a putos de 6-12 anos uma série que muitos de nós adorámos. Não é um filme feito para nós (adultos ou quase) mas sim um novo começo, uma nova imagem da mesma ideia.
Não chorem porque não aparece a cena do goku a tirar as cuecas à bulma, ou porque o cabelo dele não é espigado suficiente, ou porque o Tartaruga não usa carapaça, ou porque não aparecem porcos e coelhos que falam.

Querem uma história fiel à série? Vão ver a série!

Sem comentários:

Enviar um comentário