
O negócio está muito mau pros taxistas, os turistas normalmente tem carro alugado, ou vem em excursões com tudo incluído, ou fazem como os holandeses e andam a pé.
Aqueles fretes seguros, da velhinha que todos os meses vai receber a sua pensão, ou do casal das freguesias que vai às compras estão a acabar, porque cada vez mais há um neto, um vizinho ou um amigo com carro.
Depois há a questão do preço, que a vida não está fácil pra ninguém.
Pra mais, se é verdade que muitos são pessoas honestas que só querem fazer a sua vida e ganhar uns heróis pra comida, há um ou outro que dão um péssimo nome à profissão.
Esta imagem que temos do taxista de aldrabão, arriscado, dono da estrada, desrespeitador e, no geral, filho da puta, deve-se a estas 3 ou 4 ovelhas negras.
Lembro de dois ou três casos em particular...
Há um nocturno que eu evito chamar a todo o custo, é caro, malcriado e malcheiroso.
Há outro que tem o táxi a cair aos bocados e que insiste em chamar os clientes por tu.
Depois há o outro com cara de fuinha, que ao fim de quatro ou cinco minutos faz questão de anunciar que se alguma vez o cliente precisar de putas, fale com ele. Uma vez fez esta revelação a um casal com uma criança...
Há ainda um em particular que por acaso já não vejo à algum tempo... um sujeito que há alguns anos matou outro à facada por causa de um jogo de futebol. Pessoas deste calibre nem sequer deviam andar na rua, quanto mais ao volante de um automóvel!
E chega ao cúmulo... há alguns anos, esteve hospedado no hotel um casal que foi passar um dia à Graciosa, americanos julgo eu. Na ida, o táxi para o aeroporto custou-lhes 35 euros. No dia seguinte, o mesmo taxista, custou 18. O dobro! Foi a confusão total... Então a trapaça é tanta que o homem nem sequer se apercebeu que tinha enganado aquele casal no dia antes!
Com uma central de táxis esta palhaçada acabava-se.
Havendo padrões de conservação acabavam-se os carros a cair aos bocados.
Com taxímetros acabavam-se as aldrabices de horários nocturnos às duas da tarde.
E acima de tudo resolvia-se um problema grave, pelo menos a meu ver.
Com uma central de táxis, haveria sempre um táxi disponível através de um número de telefone único, fossem 3 da tarde ou 6 da manhã, era só ligar e já está.
É uma complicação, especialmente nas festas maiores, encontrar táxis sem ser preciso passear pla cidade inteira.
Acho que se esta ilha se quer virar para o turismo, temos que começar pelas coisas pequenas, mais fáceis de resolver, e uma das maiores queixas sempre foi os táxis e os autocarros.
Para apanhares um taxi e não seres enganado; olha para o carro se estiver a funcionar colado com fita adesiva e pessas a cair podes ter a certeza que pelomenos não serás enganado com o preço. Aqueles que tem o carrinho todo limpinho a brilhar por todo lado tiveram de pagar o carro e ao brilho com alguma coisa não é esses de certeza que televam ao sitio que queres ir mas tambem te levam o dinheiro todo a carteira os aneis o relógio ... enfim é uma sorte se não tiveres de dar a cuecas.
ResponderEliminarEu dou as cuecas de bom grado para não ter que dar o cú!!
ResponderEliminar