
Já tinha referido aqui que acho que temos um excesso de tecnologia e isto desenvolve um pouco essa ideia. Acho que temos um excesso de condensação de tecnologia... e passo a explicar:
Outro dia no meio de arrumações encontrei o meu velhinho Alcatel One Touch Easy, que eram aqueles calhaus com uma tampa amovível, pra lá num caixote e para espanto meu a coisa ainda funciona.
Aquilo era um telemóvel do mais simples possível, fazia chamadas e mandava e recebia mensagens... nem despertadores nem calculadoras nem mp3 nem máquina fotográfica nem mais merda nenhuma, era mesmo só o essencial e dava quanto queira!
Hoje? Hoje estou aqui sentado a olhar pro meu Nokia 6280, que já tem bem mais de dois anos, e o bicho tem despertador com toques diferentes para dias e horas diferentes, calculadora científica, organizer de calendário programável com datas
recorrentes, máquina fotográfica com 2 megapixels, leitor de mp3, rádio AM/FM, notas de voz, lista de contactos adaptável com fotos e toques diferentes para cada contacto e ainda vou só no primeiro menu!
E eu não uso praticamente nada disto!
Metade ou mais do que eu paguei foi para funcionalidades que não me servem de nada!
E não tenho só um telemóvel, não! Tenho dois! E o outro é um modelo mais recente, portanto está-se mesmo a ver que complica mais ainda!
E isto é só a minha algibeira!
Tenho 3 e-mails. Um do yahoo, que já tenho desde os meus 18 anos (daí o moralez18pt), um hotmail por causa do messenger e um gmail que criei quando andava toda a gente a criar gmails.
Mas como são tantos, eu acabo por não seguir nenhum! Fico semanas e às vezes meses sem abrir o mail, sem ver o que raio tenho pra lá... Até porque a maioria das vezes é merda! São comprimidos baratos, réplicas de relógios, ofertas de aumento de pénis, newsletters da água das pedras ou da sony ou da fnac ou etc e etc...
E os powerpoints! Minha nossa senhora os powerpoints! É cada porcaria! Em cada 20 safa-se um... mas isto é assunto para outro post.
Se o meu hotmail não me estivesse sempre a bombardear com updates do windows, com notificações de rede, com não sei quem que mudou a sua mensagem do messenger, com amigos que eu nem conheço que o msn acha que eu devia adicionar, com mensagens de comprimidos que eu nunca vou comprar, se calhar eu até o verificava todos os dias!
Há um exagero de condensação, em tentar por os novos aparelhos a fazer tudo menos panquecas, desde a televisão até ao telemóvel, passando pelo frigorífico e pela máquina de café... até há tampas de sanita com jactos de água pra lavar o cú!
Eu quero um frigorífico que me arrefeça as coisas, não quero um frigorífico que me faça uma análise detalhada das minhas compras e me diga que eu ando a comer pouco peixe!
É assim tão difícil arranjar um telemóvel só pra falar, um forno só pra cozinhar, um e-mail só pra receber mensagens de jeito... enfim uma coisa que faça só o que o nome especifica que ela faz?
Sem comentários:
Enviar um comentário