
Lembrei-me desta quando estava a falar com um cliente hoje, que disse que estava contente em voltar à Ilha de Jesus...
No tempo dos Descobrimentos a Ilha Terceira era tão mais importante que as outras que o Infante D. Henrique decidiu dar-lhe o nome de Ilha de Jesus Cristo, acima de todas as outras que tinham nomes de santos. Lembro-me que a Graciosa se chamava Santa Bárbara, só pela curiosidade.
No entretanto fomos perdendo cada vez mais importância, até que nos chamamos de Terceira... nem chega a vice-presidente, é logo vogal do ministério da Educação.
Mas há gente que se chateia com isto. Que os micaelenses são uns ladrões, que é tudo pra lá e nós a ver navios...
Da mesma maneira que se chateiam com os espanhóis. E com os americanos. E por aí em diante.
Não consigo perceber...
O que é que eu ser português tem de especial? Os tempos do quinto império já eram, ser português não tem nenhum estatuto de melhor.
Se houvesse guerra em Portugal, por exemplo se fossemos invadidos por espanhóis, eu acho que não levantava armas e tenho a certeza que não era o único...
Eles vão obrigar-me a pagar mais impostos? Vão proibir-me de comer carne, de ver televisão, de beber álcool ou fumar tabaco? Se sim, sou dos primeiros da linha da frente!
Ninguém me tira as minhas liberdades!
Mas e se eles dizem que a minha vida vai melhorar? Que os filhos da puta vão deixar o governo e voltar pra casa das mães? Que se vai ver melhorias na gestão do país?
Então eles que venham que nós os acolhemos de braços abertos!
Não somos todos humanos? Independentemente do grau de bronzeado, ou de para qual amigo imaginário é que nós rezamos? Independentemente do facto de comermos animais ou plantas?
Então porque é que havemos de brigar, porque é que eu hei-de dizer que o meu país é melhor que o teu, se o teu até tem um melhor sistema de saúde, melhor economia e mais cultura em geral?
Eu nem sequer escolhi nascer aqui!
Porque raio é que me hei de agarrar a um bocado de chão e falar de esoterismos como "pátria" e "nação" e "terra-mãe" e essas merdas todas?
Quer dizer, nós já nem somos homogeneizados!
Antes olhavas para alguém de olhos em bico e pele amarela e sabias logo que ele era chinês, vias alguém a comer alcatra e de certeza que era terceirense, alguém com dois metros de altura, loiro de olhos azuis só podia ser norueguês, um homem de saias às riscas era sem dúvida escocês...
Hoje em dia não, estamos todos misturados!
Há uma família de chineses, os tais donos da loja, que os filhos já nasceram cá! Não são menos terceirenses nem menos portugueses que eu...
Que direito tenho eu de os demonizar? Dizer que são menos ou piores que eu? É que muito provavelmente nem são!
Mas no entanto há porrada nas ruas contra os ucranianos, há campanhas contra os pretos, reportagens de jornal contra os chineses...
Como se nós, terceirenses vaqueiros, sujos de merda e gordos do subsídio, fossemos de alguma forma melhores!
Tudo muito bem. Mas pelo menos que sejamos "invadidos" por alguém competente. Dinamarqueses ? Suiços ?
ResponderEliminarEspanhóis é que não, dddaaaaa-se !
Esse ainda conseguem ser piores do que nós.
Disse espanhóis porque é o papão do costume...
ResponderEliminarSe fosse pra escolher queria ser invadido por Holandeses!
Não assim para falar mal, mas lembro-me de um certo sofá, que portanto aaaaa, Chineses do caralho!
ResponderEliminar