DDoS

Divagações, Diatribes e outros Semelhantes

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Séries de Segunda - Pilotos

RogerPara quem não sabe, um piloto é o primeiro episódio das séries, uma espécie de teste para ver se a série vai pegar com o público, antes de enterrarem dinheiro nisso.

No geral há dois tipos de piloto, os propostos pelos autores e os encomendados pelos canais.

Para muitas ocasiões, este primeiro episódio é suficiente para ver se vai funcionar, se vale a pena o investimento, se as personagens são carismáticas e afins. É uma boa oportunidade para limar as arestas e não é incomum ver mudanças drásticas do primeiro pro segundo.

Tome-se como exemplo NCIS: Los Angeles. O piloto foi encaixado na série NCIS original, no fim da sexta temporada.

Desde aí até à série em si perdeu-se a personagem principal, mudou-se o local, o foco da série alterou-se ligeiramente da investigação criminal para a vida pessoal da (nova) personagem principal e apareceu uma nova directora, representada pela versatilíssima Linda Hunt.

Neste caso as mudanças foram praticamente todas para melhor, o que mostra uma boa avaliação da opinião pública.

Depois temos casos como Stargate Universe...
Este piloto encomendado pelo canal é uma tentativa de criar uma Voyager no mundo Stargate, uma localização longe do universo "controlável" principal em que as personagens não tem outro remédio senão desenrascar-se da melhor maneira possível com tecnologia que não conhecem em situações que não estão preparados, sem sequer se conhecerem bem uns aos outros e sem um inimigo principal fixo.
Este inimigo principal é que matou o SG1, porque depois de derrotar os Goa'Ulds tem que se inventar um maior e melhor e isso cria um sem-fim de perguntas estilo "se eles são mais fortes porque é que não apareceram antes?"

O piloto, nada mau. Dá uma ideia de Lost inicial, aquela onda de "o que raio é que se passa aqui" que se for bem explorada agarra as audiências. As personagens são todas complicadas, não há muitos estereótipos, ficamos sempre de pé atrás se vale a pena confiar neste ou naquele, o que (novamente) se for bem explorado é uma grande mais-valia.

Mas depois estragam completamente. A série afasta-se cada vez mais do piloto, embrulha-se cada vez mais em pormenores sem interesse nenhum e faz-nos odiar as personagens todas por igual ao ponto de que o canal mandou cancelar ao fim da segunda temporada.

Este é o perfeito exemplo de péssimo aproveitamento da opinião pública, centraram-se mais no que é que as pessoas gostam da concorrência do que o que é que gostavam nos antecessores. Na minha humilde opinião arruinaram quaisquer hipóteses de seguir com o franchise Stargate, o que é sinal de que é mesmo mesmo mau.

Para resumo deixo-vos uma frase de uma entrevista com um dos actores principais, Robert Carlyle. Para quem não se lembra Carlyle era o Begbie do Trainspotting e o Durza do Eragon.
"suddenly a drama [was] opening up in space, [and] in the past that was something that was slightly missing from the genre"

Com uma saída destas a única coisa que eu vejo é "esta série não vai ter nada a ver com as outras" o que pra mim estraga completamente porque eu até gostava das outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário